quarta-feira, 16 de abril de 2014

Intervenção na Reunião Ordinária da Câmara Municipal dia 10-04-2014



Queria congratular o Executivo pelo conjunto de atividades que tem promovido e que, sem margem para duvidas, tem contribuído para dar vida e um colorido à Vila.

Depois e sendo sensível às questões orçamentais, gostaria de abordar 4 temas que têm tudo a ver com as inúmeras dificuldades sentidas e com a questão das prioridades deste Executivo:

1) Mês de MAIO - Considerando que se aproxima o mês de Maio, tradicionalmente rico em atividades culturais e gastronómicas, e na ausência de um plano de atividades do conhecimento publico, gostava de saber o que está pensado em termos de fim-de-semana do cabrito!
Confirma-se que a CMC terá informado os possíveis interessados que não tinha disponibilidade orçamental para providenciar, como habitualmente, os meios logísticos necessários para a concretização do evento e que a organização do mesmo teria de ficar a cargo dos restaurantes? Qual o montante de que estamos a falar?
A ser verdade, qual será o contributo da autarquia para o evento? E em que moldes será dado esse apoio?

Resposta: a decisão da não existência de pavilhão resulta de um pedido feito, pela maioria dos restaurantes representados nos anos anteriores, em sede de reunião preparatória da atividade. A decisão ainda não está fechada e o Executivo é sensível aos pedidos e sugestões. Mas compreende que a situação do pavilhão se torna limitadora (questões de espaço) para os restaurantes que habitualmente servem cabrito e não têm participado, e que assim terão oportunidade de o fazer.
O custo dos meios logísticos rondaria os 17000€. Quanto aos apoios ainda não está nada definido.


2) PÁSCOA A ABRIR - No que respeita a esta excelente iniciativa do “Páscoa a abrir” (que transita do anterior Executivo), gostaria de saber, se possível, quantas empresas foram consultadas? Qual a empresa que ficou responsável pela dinamização da atividade e quais foram os critérios que estiveram na base dessa escolha? Para terminar, quais os montantes envolvidos?

Resposta:
Foram consultadas 2 empresas e contratado serviço à empresa Margens. 
Valores: 12300€ + alimentação – valor resultante das inscrições. 
Devo ressalvar que está previsto abertura de rúbrica nas GOP (específica para esta atividade) no montante de +/- 19600€).


3) BOLETIM MUNICIPAL - Foi com muito agrado que rececionei o “Boletim Municipal”, que nos dá conta dos grandes feitos e da imagem de marca deste Executivo. A este respeito, se possível, gostaria de saber:

a) Quais os custos que lhe estão inerentes?

b) Se foi uma opção política não tomar em consideração a Recomendação da ERC, mais propriamente, o Artigo 8º da Diretiva 1/2008, (tema para o qual os membros da Assembleia Municipal, eleitos pelo BE, terão chamado a atenção) e que estabelece: 

  • “Tratando-se de publicações de titularidade pública e sujeitas ao respeito pelo princípio do pluralismo e ao princípio do equilíbrio de tratamento entre as várias forças políticas presentes nos órgãos municipais, encontram-se obrigadas a veicular a expressão dessas diferentes forças e sensibilidades e em matérias relativas à atividade autárquica”.


Ou estou enganada e as diferentes forças políticas, tendo sido convidadas a participar neste boletim, declinaram o convite?


Nota: A este respeito, porque existe um protocolo de geminação e porque considero um bom exemplo de respeito pela pluralidade e espírito democrático, sugiro leitura do Boletim da “Ville de Longjumeau”.

Resposta: O Sr. Presidente avançou com o montante de 8000€ (pendente de confirmação pois não pareceu consensual). Relativamente à outra questão, nada disseram pois aparentemente não têm o mesmo entendimento sobre a recomendação.



4) APOIOS SOCIAIS - No âmbito do Plano de Emergência Social, gostaria de saber se foram alteradas as premissas e os métodos para atribuição desses mesmos apoios ou se Condeixa deixou de ter problemas a esse nível (cenário que muito me apraz)? É que, com exceção da aprovação, em sede de AM, de uma verba de 60.000€ destinada à emergência social, não me recordo de ver atribuído qualquer subsídio nessa área! Podem elucidar-me a respeito do tema? Se foram atribuídos, quais os montantes de que estamos a falar?

Resposta: Não foi informado na reunião mas foi enviada posteriormente, via gabinete de apoio à Presidência, uma atitude que considero louvável. Transcrevendo: “até à data estão cabimentados 18.000€ e foram pagos 14.000€ dos 60.000€ previstos em orçamento”.

Nada mais a acrescentar, sugiro uma reflexão e análise destes e outros dados já publicitados.


Gisela Martins

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