sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Intervenção na Reunião Ordinária da Câmara Municipal (13-02-2014) (Parte 2)

Cedência da antiga escola primária de Eira Pedrinha

Na penúltima reunião Ordinária do Executivo camarário, na data 30-01-2014, foi comunicado e votado favoravelmente, e bem no ponto de vista, a cedência das instalações da antiga escola primária da Eira Pedrinha à instituição My Kid Up. Louvo a iniciativa por considerar um projeto de interesse público que pode vir colmatar algumas lacunas existentes, ao nível dos apoios a crianças com necessidades educativas especiais, no nosso concelho.

Foi ainda informado que seria cedido somente uma parte desse espaço e que a outra seria utilizada para outro fim, existindo já algumas associações/grupos interessados, nomeadamente, o Rancho Folclórico e Etnográfico da Eira Pedrinha.

Esta semana, tomei conhecimento que este espaço foi prometido ao referido Rancho pelo atual Presidente de Junta Sr. Paulo Simões. Posto isto, não posso deixar de colocar algumas questões inerentes a todo o processo:

1) Confirma-se a decisão de cedência do espaço a essa instituição? A Câmara Municipal já se pronunciou sobre o tema? Já existe alguma decisão?

2) O Sr. Presidente e Vereadores tinham conhecimento que aquele espaço, em época de campanha eleitoral, havia sido prometido para um centro de convívio sénior e os terrenos contíguos para um parque de merendas que funcionaria também como apoio a esse centro? (Para relembrar deixo-vos abaixo o flyer com imagens ilustrativas do compromisso)

3) Tendo em conta que se trata de um compromisso eleitoral, foi o Presidente da Junta ouvido a respeito desta matéria? Qual foi o seu posicionamento? Se foi favorável, a bem da verdade, devia ser feito um comunicado à população a informar o motivo da não execução (incumprimento do compromisso) ou do seu adiamento…

4) Uma vez decidida a cedência, quais os critérios que estiveram na sua base? Foram consultadas outras associações nomeadamente a Comissão de melhoramentos da Eira Pedrinha? Consta-me que não e, se o que se pretende é o reforço do associativismo (propostas eleitorais PS) não me parece que seja por via deste modelo de atuações que o irão conseguir, bem pelo contrário… 


Respostas do Sr. Presidente da Câmara:
1. Ainda não existe decisão camarária de cedência do espaço ao Rancho Folclórico.

2. Não existiu qualquer pedido, por parte da junta de freguesia, para a realização do projecto centro de convívio sénior. Não tinha conhecimento desse compromisso…

3. Relativamente ao compromisso eleitoral teria que questionar o Sr. Presidente da junta (respondi que com toda a certeza o faria mas que para tal necessitava que me esclarecessem se ele teria sido informado sobre a cedência já protocolada). A vice-presidente, Sra. Liliana Pimentel, tomou a palavra e informou que relativamente ao projecto My Kid Up, o Sr. Presidente tinha sido informado…

Conhecidos os factos, tirem as vossas próprias conclusões. Para o BE, existem algumas considerações a fazer:
A) Não nos  parece possível que o Presidente de Câmara não tivesse conhecimento da proposta e compromisso porque, se a memória não falha, existiram algumas ações de campanha conjuntas e inclusivamente o flyer faz referência ao Site de Candidatura Geral do PS (www.nunomoita2013.com). Este seria, eventualmente, um argumento válido caso estivéssemos a falar de partidos opostos mas não num cenário em que se pedem apoios conjuntos numa lógica de facilitismo ao cumprimento de promessas…  

B) Não se percebe como pode um Presidente de Junta assegurar algo que aparentemente não está decidido. A menos que alguém esteja a mentir ou a omitir factos, e qualquer uma das opções não se insere nas boas práticas políticas, denota-se uma total falta transparência na condução do processo.

C) Não são claros os processos de cedência destes espaços camarários devolutos. Parece-nos pertinente questionar:
1.) Existe levantamento dos equipamentos disponíveis e as condições de manutenção dos mesmos?
2) Em termos estratégicos, o que está pensado para esses espaços? Ou fica à mercê da apresentação de projetos individuais?
3) Quais os critérios que determinam a decisão de cedência?

Uma vez mais chamamos a atenção para as propostas eleitorais que previam a (re)utilização desses espaços - alertamos para o caso da antiga escola primária de Alcabideque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário