terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Os Eleitos Pelo BE Prestam Contas - Os Quatro Primeiros Meses de Governação e Oposição Autárquicas

No lançamento de candidatura, em 02-08-2013, definimos claramente ao que vínhamos, o que nos movia, e definimos os princípios da nossa ambição:

1) Propomo-nos a contribuir para a construção de uma democracia efectiva, baseada na defesa da dimensão participativa e democracia directa, buscando e apelando por propostas e soluções que se coadunem com as reais, e mais prementes, necessidades dos munícipes de Condeixa. Auspiciamos por uma Condeixa mais social e mais humana, mais inovadora e mais livre…

2) … O nosso compromisso é procurar respostas, de um modo assumidamente abrangente e participativo, para os problemas dos cidadãos e das cidadãs de Condeixa. Defenderemos uma política de proximidade assente no combate à burocracia e na informação sistemática e aberta sobre todos os assuntos da câmara.

3) A nossa grande missão será dar voz e integrar as soluções defendidas pelos munícipes combatendo, simultaneamente, o pântano da opacidade e do compadrio. Queremos uma Condeixa onde a liberdade de opinião e escolha seja uma liberdade plena, lutaremos pela não ostracização das diferenças e, nesse sentido, prometemos dar voz a todos…

4) Sugerimos que pensemos conjuntamente e debatamos com afinco e convicção ideias e propostas de solução. Desafiamos-vos a combater a inércia, a diferir dos que apenas criticam pelo simples acto de criticar; a contestar os poderes instituídos, a ter voz e desbloquear o futuro…

Volvidos 120 dias de Governação PS, corroboramos estes mesmos propósitos e reiteramos a necessidade de actuar nestas mesmas áreas. Temos feito o possível para ser uma oposição construtiva e credível, parte de soluções bem conseguidas e nunca parte dos problemas, um trabalho que encetámos logo após a tomada de posse e que prometemos continuar honrando os nossos compromissos com todo o eleitorado.

Em face do exposto, seguindo a defesa da lógica de informação sistemática e aberta, apresentamos-vos um breve resumo dos assuntos objecto de debate e decisão quer nas reuniões da Câmara Municipal onde tentamos estar presentes na qualidade de munícipes/ouvintes (sem acesso a documentação), quer na assembleia Municipal em que temos dois elementos eleitos.

De uma forma resumida tomámos as seguintes posições:

a) Questionámos a decisão/necessidade de um 3º vereador a tempo inteiro. Qual o impacto financeiro e qual a mais-valia em termos de reforço da proximidade (argumento do executivo)?

b) Manifestámos a nossa preocupação com a despesa associada à pista de gelo e questionámos as mais-valias que daí advinham.

c) Fizemos uma análise criteriosa das GOP’s plurianuais, Orçamento e PPI’S. Em assembleia municipal, abstivemo-nos na votação, dando um voto de confiança ao executivo, por reconhecermos a limitação temporal subjacente à elaboração destes documentos.

d) Congratulamos as chamadas políticas de proximidade (abertura da câmara e dia de recepção aos munícipes).

e) Parabenizamos a abertura de rubrica da cidadania e o reforço de verbas (anunciado na impressa) para os orçamentos participativos.

f) Questionámos as políticas de governação à vista e contestámos as jogatinas partidárias, nomeadamente, na questão dos apoios aos clubes e associações.

g) Pese embora, apoiando a iniciativa, solicitámos a divulgação de dossier sobre o tema Conímbriga (tema estratégico para o desenvolvimento do Concelho).

h) Contestámos a condução de todo o processo do programa CLDS por acharmos que existiu falta de transparência e profissionalismo na condução do mesmo.

Em face das nossas limitações, propusemos, em sede de Assembleia Municipal:

A) A  redução das transferências de receita do IRS;

B) A criação de um Website para a AM – uma plataforma de informação e debate.

A par de toda esta actividade política, temos estado presentes nas várias iniciativas culturais, lúdicas e desportivas que têm dado um agradável colorido ao nosso Concelho: Comemoração do Aniversário dos Bombeiros; Sarau Solidário - a 17 acontece; Cantares ao Menino Jesus em Belide; Espectáculos Natalícios do Orfeão Dr. João Antunes na Igreja Paroquial e na Pista de Gelo; Espectáculo de Encerramento da Pista de Gelo; Espectáculo de Teatro Manipulação; Saberes e Sabores - Rota dos Nove promovido por Vila Seca e Bem da Fé; diversos eventos desportivos, tais como, o Rali das Vindimas do Sebal; Torneio Nacional de Karaté Shukokai, entre outros.



BLOCO DE ESQUERDA CONDEIXA-A-NOVA

Prestação de Contas…

4 MESES DE GOVERNAÇÃO AUTÁRQUICA

Atividade política – CM e AM
Destaques e Posicionamento do BE
Deslises Governativos
Episódios anedóticos 

Cerimónias de Tomada de posse
As palavras são parcas para transmitir emoções e sentimentos vividos no Salão Nobre do Município neste dia. 

Gisela Martins, escreveu no seu facebook pessoal (21-10-2013): 
Apreensiva...
Em época de campanha autárquica, num dos jantares comício do BE, parafraseei Charles Chaplin: Há que “Perder com classe e vencer com ousadia….”.
Devia estar a adivinhar... ou então a fazer uma qualquer espécie de prece encapotada às divindades celestiais… isto a olhar para o discurso do nosso ilustre Presidente da Câmara Municipal de Condeixa, na cerimónia de tomada de posse.

Tomada de Posse Câmara Municipal (facebook 21-10-2013)
  Faltou ousadia, convicção, conteúdo, criatividade… paixão (que não a de um filho para com o seu pai). Mas… valeram os programas eleitorais das diferentes forças políticas e a atenção que a estes foi prestada (presumo que em período de rescaldo eleitoral)…
  Foi um mau presságio... Veremos as cenas dos próximos capítulos...
Tomada de Posse Assembleia Municipal:
  Mau exemplo do ponto de vista companheirismo e cidadania. Não estiveram presentes na cerimónia nenhum dos cabeças de lista ou outros candidatos à CM, exceção do BE. Compreendemos que o ambiente era de festa, com felicitações, brindes e conversas, mas existem causas maiores e não podemos esquecer nunca a nossa responsabilidade enquanto representantes do eleitorado.

Nomeação da Dra Liliana Pimentel para Vice-presidente
Nomeação de 3 vereadores a tempo inteiro
Gisela Martins via Facebook pessoal a 24-10-2013:
"A sentir-me mentecapta. Reforço de proximidade com os munícipes = aumento de vereadores a tempo inteiro???

Estamos mesmo na senda do sucesso governativo! Agora não tenho qualquer dúvida..

Menos meus senhores, dispensemos as operações de facelifting e sejamos transparentes...

Afinal existiram silêncios que elucidaram mais do que as palavras agora proferidas.."

Posição Oficial BE a 28-10-2013:
• “Lamentamos que o Dr. Fernando Pita não assuma o cargo de vice-presidente pois reconhecemos-lhe elevada capacidade e competência para assumir tais funções” (relembramos que era o nº 2 da lista de candidatos proponentes).

• “No que respeita à nomeação de um terceiro vereador a tempo inteiro (quando a lei recomenda apenas 1 e o anterior executivo, liderado por Jorge Bento, já era composto por 2 permanentes) manifestamos a nossa preocupação e perplexidade”.


Temas diversos
Constituição da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Condeixa-a-Nova  e Condeixa-a-Velha
Abertura do Parque de estacionamento ao fim de semana e feriados das 8 horas e 30 minutos às 20 horas, com isenção das respetivas taxas.
Criação de um espaço de ocupação de tempos livres para alunos com necessidades educativas especiais (EOTL – ANEE).
Regulamento Municipal de Apoio às Freguesias.
Revogação da taxa de ocupação de subsolo (TOS) para efeitos de gás natural
Implementação do novo “CLDS+

Balanço da governação autárquica (19-10-2013 a 06-12-2013)
PONTOS FORTES:
  - Estratégia de proximidade consubstanciada na abertura da CMC aos munícipes, em período já definido;

  - Recetividade e aprovação da proposta apresentada pela oposição (vereadores do PSD) para abertura de ATL para crianças com necessidades educativas especiais.

   - Iniciativa no sentido da desburocratização do financiamento/apoio às freguesias – Regulamento proposto e aprovado em AM.

  - Fomento da democracia participativa -Audição dos organismos e associações – levantamento das necessidades base para elaboração do plano.


PONTOS FRACOS
  - Criação de um lugar de Vereação adicional, para colocar em prática essa estratégia de proximidade, sem qualquer análise metodológica e/ou de impacto financeiro dessa decisão.
 
  - Utilização de página do município para questões meramente propagandísticas e ausência de informação de caracter relevante: datas das reuniões da CM e da AM, assuntos a serem debatidos, entre outros.
 
  - Falta de diligência na resolução da situação vergonhosa da União de Freguesias de Condeixa-a-Nova e Condeixa-a-Velha. Até à data ainda não temos executivo nem tão pouco acta da reunião.
 
  - Falta de transparência (ausência de esclarecimento publico) no processo de nomeação de familiar direto da Sra. Vice-Presidente como coordenadora de um projeto social, pese embora tenha sido proposto pela IPSS responsável pelo processo (de acordo com esclarecimento do Sr. Presidente Nuno Moita).
  - Deficiente condução das sessões da AM e CM pautadas por uma total impreparação discursiva/justificativa e atropelos nas competências entre órgãos.
 
  - Postura de que são os cidadãos que devem ir ao encontro dos autarcas e não o contrário. Relembramos o conceito de serviço público.


Abolição da TOS
Tomada de posição (09-12-2013)
 
  - Promessa eleitoral do PS e do PSD -> Tema conduzido nas teias da politiquice e explorado ao máximo pela oposição PSD
 
  - PS não soube gerir o tema aquando da sua campanha eleitoral e aproveitou uma proposta da oposição sem conhecer os contornos da mesma (o que acabou por determinar  a decisão de redução em 30% e não a abolição que deverá ser assegurada neste mandato sob pena de incumprimento de promessa eleitoral)
 
  - Somos a favor da redução de toda e qualquer  taxa pois isso traduzir-se-á sempre num alívio financeiro para as famílias


Pista de Gelo
Tomada de posição BE 09-12-2013
 
  - Não seria uma das nossas opções – questão das prioridades.
  
  - Olhando para os tempos de contenção, talvez se justificassem outras iniciativas como, por exemplo, uma ceia de Natal comunitária
 
  - Parece-nos prematuro avaliar o sucesso da iniciativa.
 
  - Inqualificável a inexistência de um estudo prévio dos custos e dividendos expectáveis.

  - Despesismo - custo elevado desta iniciativa em ponderação com verbas adstritas a sectores que sempre considerámos prioritários, tais como, a resposta à emergência social.


Conhecidos os números previsionais: o resultado ronda 55000€ negativos (contemplando o custo da pista, os espetáculos, os bilhetes vendidos, entre outros).

GOP’S 2014-2017
Tomada de posição BE 09-12-2013
  -Não apresentação de documento enquadrador só pode ser  mero esquecimento;
 
  -Mera lista de intenções com ampla abrangência e dúbia seleção, priorização e até categorização.

  -Aguardamos apresentação do projeto de desenvolvimento integrado resultante de um processo de planeamento estratégico.
Esta análise foi feita com base nos documentos e informações  tornadas públicas (pelos elementos do PSD) e análise dos anos transacto.


Intervenção dos membros eleitos pelo BE na AM em 23-12-2013
A) O documento enquadrador incipiente, aparentemente feito à pressa e depois das exigências da oposição, não traduz uma visão estratégica para o desenvolvimento do concelho neste quadriénio e não faz a ponte com o cenário anterior para percebermos se existe continuidade e convergência. Se isto é documento enquadrador não temos nada a dizer…

B) Falta um planeamento estratégico para o desenvolvimento integrado do concelho. Um modelo que vise a gestão da mudança em contexto de incerteza, enquadrando programas, ações e projetos, envolvendo todos os stakeholders, considerando relações de sinergia e complementaridade com outros municípios e/ou organismos para promoção conjunta e para influenciarem decisões que são do seu interesse.

C) A análise destes planos remete-nos para uma lista de intenções que vão ao encontro de algumas promessas eleitorais mas completamente desgarradas de uma visão global para o concelho, ou seja, trata-se de um conjunto de medidas avulsas.

D) Não é possível identificar os sectores prioritários de atuação, ainda que consigamos vislumbrar várias rúbricas do programa eleitoral (sufragado e legitimamente vencedor). 

E) Parecem existir erros de categorização nas rubricas e, para culminar, o que devia resultar de uma abordagem estratégica e amplamente participada, parece ter resultado de um conjunto de reuniões à porta fechada com grupos que não representam a variedade de interesses e valores dos agentes locais.

F) Faltou pluralismo no processo, se não vejamos: foi feito algum levantamento das necessidades, por sector/área, em cada freguesia, por forma a elaborar uma lista de possíveis intervenções/atuações, perceber o custo das mesmas e priorizá-las?

G) Apesar do tempo ter sido escasso, 2 dos elementos que compõe o atual executivo camarário, já faziam parte do anterior executivo e, como tal, deveriam estar na posse de muita informação que lhes permitia ir um pouco mais além nesta abordagem.


Lamentamos:
A)  Que Exista uma sobrecarga da rubrica administração geral que condiciona, ainda mais, a libertação de verbas para outros sectores. E digo ainda mais porque lamentamos profundamente que um partido de alinhamento político à esquerda priorize as suas áreas de atuação da forma que o fez.

B) Que seja dado pouca atenção às questões de cariz social pois, a nosso ver, este item devia ser prioritário. Estamos num tempo de grande instabilidade e galopante pobreza envergonhada e, enquanto existirem no nosso concelho crianças que só fazem refeições na escola, temos todos a obrigação de estar alertas e não permitir que tal aconteça. Relembramos que a ação social tem um peso de 1.24% no total das GOP plurianuais e 0, 6% em termos das GOP só para o ano 2014. Quer isto dizer que, em termos práticos, prevemos gastar menos em ação social (€124000) do que em comunicações (€170000). Isto é pertinente?

C) Que tenham sido retirados apoios à Educação (inglês €85000, Musica €37500 e atividades físicas €40000). Sabendo que as AEC’s deixaram de estar sob a tutela das câmaras, não poderia a autarquia disponibilizar tais atividades aos alunos, pelo menos aos mais carenciados que não têm oportunidade de frequentar, em regime privado?
   Preterir o apoio nesta área em prol de outras medidas de governação à vista não nos parece uma boa aposta.
 
"É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade", Kant
"A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”, Nelson Mandela

D) O Reduzido peso da rúbrica da cultura no total das opções (cerca de 1,34%). O que está pensado em termos de projeto cultural e qual a preponderância que este sector pode vir a ter em termos económicos para a vila?

E) Que a total cobertura da rede de esgotos e que a resolução dos problemas das ETAR’s também não figure como uma das opções prioritárias deste plano plurianual, do que se depreende que não é uma das prioridades para o desenvolvimento sustentável do concelho. Ou estaremos enganados?


PROPOSTAS BE:
A) A tónica devia ser no sentido de aliviar as famílias, aumentando o seu orçamento disponível, libertando liquidez e, consequentemente, servindo de estímulo ao consumo. Tal só será possível pela redução de impostos (no caso, redução da receita corrente – participação IRS) e funcionaria como estimulo à coesão social e à economia local.

B) Parabenizamos a abertura da rúbrica da cidadania pois defendemos a participação cívica ativa. Neste âmbito, vamos um pouco mais além e tendo em conta a importância do órgão da AM, os eleitos do bloco de esquerda gostariam de propor a criação de um web site da AM, gerido operacionalmente pela CM mas totalmente independente desta.

  Espaço de divulgação e promoção das várias iniciativas/atividades da AM.
  Serviria para facultar documentos oficiais
Um site destinado à promoção do debate público pela AM


Sobre os Apoios Camarários às Associações e aos Clubes
—   Tomada de posição BE 17-01-2014
       A) Lastimamos que o aumento de 12 mil euros, proposto pela maioria, no apoio à prática desportiva a cargo de algumas associações do Concelho seja objeto de uma cerimónia de entrega de cheques (para as associações irem ao beija-mão ao Sr. Presidente). Os subsídios devem ser entregues com discrição e à medida da execução efetiva das atividades e não numa ação de propaganda (salazarenta).

  B) Tendo em conta as exigências da lei (obrigatoriedade das associações  apresentarem o seu plano de atividades anual) e analisando todo o trabalho meritório destas, defendemos, sem prejuízo de uma normal monitorização dos dinheiros públicos, a desburocratização do processo de atribuição de subsídios . Ainda assim, reconhecemos que a metodologia apropriada seria apresentação de um plano estratégico para o desporto (metodologia defendida pela oposição PSD que votou contra devido à não apresentação deste documento).

C) Condenamos veementemente o modo como o site oficial do Município trata as oposições, omitindo ou mascarando as suas posições e funcionando como órgão oficioso do PS.

D) Pedimos aos Srs. Vereadores que se concentrem na resolução dos problemas reais das pessoas e das famílias e que olhem pelas nossas aldeias e pelos seus problemas.. A campanha já acabou e as pessoas estão cansadas destas jogatinas partidárias.  


Reunião Secretário de Estado da Cultura: tema Conímbriga
Tomada de posição BE 26-01-2014
  A) Apoiamos a iniciativa! Mas, uma vez que o pedido desta audiência foi divulgado há bastante tempo, e dada a importância desta matéria, os eleitos pelo BE na Assembleia Municipal, entendem que deve ser tornado público o dossier entregue ao Secretário de Estado.
 
  B) Numa democracia que se quer participativa e transparente (ver programa eleitoral do PS), documentos com propostas sobre esta relevante matéria devem ser postos à discussão dos eleitos locais. Não o sendo, expectamos muito sinceramente que o assunto não seja tratado com ligeireza
 
  C) Por não nos parecer possível que um assunto com tamanha relevância para Condeixa, não seja enquadrado por um documento onde se especifiquem as pretensões e propostas da Câmara Municipal, solicitamos a divulgação do mesmo


Após informações da reunião CM 30-01-2014.

A) Obtivemos uma mão cheia de nada.

B) Tratou-se de uma reunião informal que não contou com a presença de nenhum membro da CCDR e limitou-se a uma mera manifestação de preocupações, a saber: o fim do quadro comunitário de apoio no âmbito do PROVERE que contempla apoios significativos para Conímbriga.

C) O Presidente terá dado a conhecer ao Secretário de Estado os objetivos da CM no plano do Turismo (algo que nos parece importante ser partilhado com os munícipes no geral) e disponibilizou-se para duas situações: gestão partilhada do Museu Monográfico de Conímbriga e a colaborar na comparticipação nacional do cofinanciamento das escavações.

D) Do lado do Secretário de Estado, e como manda o protocolo, a garantia de empenhamento para a captação de investimento…

Questões: Há ou não dossier ou documento enquadrador? Nas GOP plurianuais, em que rubrica está prevista a verba para estas actividades? Quais os montantes envolvidos? Tendo por base a estratégia de actuação previamente delineada por este executivo quais os custos e benefícios que daí advém? 

Deslises Governativos
Seriação e  método de Votação dos elementos para composição da comissão alargada da CPCJ
 
  Falta de cuidado e coordenação entre o gabinete de Acção Social da Câmara que ajudou/seleccionou  os candidatos (elementos da sociedade civil)  e as diferentes forças partidárias. Critérios de seleção, uma vez mais, altamente questionáveis

Processo Ações CLDS+ (Contratos Locais de Desenvolvimento Social +)
    Na reunião da CM de 24-10-2013 foi dado conhecimento deste projeto (que apoiámos integralmente)  e Sr. Presidente da Câmara esclarece:

    A)A escolha da entidade IPSS responsável pela implementação do projecto:  Santa casa da Misericórdia de Condeixa. Aparentemente, nas palavras do presidente,  a única IPSS que reunia todas as  condições exigidas para tal.

     B)A nomeação da Dra. Mariana Pimentel (irmã da Vice Presidente, funcionária da Biblioteca Municipal até Agosto de 2013, tendo passado posteriormente  para o gabinete de ação social da Câmara Municipal) como coordenadora do projeto. Foi comunicado que a responsabilidade desta escolha/nomeação  era da própria Santa Casa da Misericórdia pelo que seria questionável quais as ligações desta cidadã com a Santa Casa, por forma a perceber os motivos dessa nomeação.

Ações CLDS+ (Contratos Locais de Desenvolvimento Social +)

Na reunião do Executivo camarário de 16-01-2014, tomámos conhecimento de novos dados:

A) A Segurança Social recusou o nome da Coordenadora por esta não reunir experiência necessária no âmbito da coordenação de projectos e equipas, apesar de possuir as habilitações académicas necessárias. 

B) A CMC e a Santa Casa haviam sugerido o nome de uma nova coordenadora, uma vez mais, uma técnica do gabinete de ação Social da CM, Dra. Carla Barrico, para coordenar o projeto. A votação/aprovação para a  sua nomeação ficaria pendente da aprovação previa da Segurança Social  por forma a evitar nova recusa de nome.

C) Nas palavras do Presidente esta técnica já tinha sido abordada anteriormente mas inicialmente não manifestou interesse em ocupar o lugar devido a questões diversas, nomeadamente, de vínculo laboral.

D) Com a saída desta técnica, o gabinete de ação social reorganizar-se-á e o trabalho será distribuído pelas técnicas (inclusive pela Dra. Mariana Pimentel). 

Em todo este processo ficou claro:
1)   Presidente da Câmara não disse a verdade completa na reunião de 24-10-2013 imputando as responsabilidades da nomeação/escolha da Coordenadora à Santa Casa quando a essa decisão é tomada conjuntamente, como o próprio confirmou nesta reunião posterior e como indica o próprio regulamento.

2)   Uma tentativa do executivo, na pessoa do Presidente, de minimizar a responsabilidade do atual executivo neste processo, empurrando a responsabilidade da nomeação quer para a entidade promotora quer para o anterior executivo;

3) A falta de transparência e más práticas, neste caso específico,  na gestão de recursos humanos internos. 

Episódios Anedóticos

Tentativa gorada de descredibilização dos argumentos da oposição BE que desde 2012 reclamam (quer em sede de Assembleia Municipal, quer na assembleia de freguesia)  pela resolução dos problemas da ETAR's.

Visita do Presidente à ETAR de Bruscos com divulgação no facebook pessoal

Vedetismo e Show off:
  A) Fotos da entrada da secretaria de Estado da Cultura publicadas no facebook pessoal do Sr. Presidente.
 
  B) Publicação em que Sr. Presidente aparece a acompanhar limpeza dos cursos de água como sendo uma grande obra do executivo.

  C) O episódio do dia a dia do Presidente da câmara com referência a situação de autógrafos.
Culto da imagem e governação à vista

OBRIGADO pela atenção e confiança.

Continuaremos atentos, a passar informação e a prestar contas da nossa atividade política.


Bloco de Esquerda, 12 de Fevereiro de 2014.

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