quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Assembleia Municipal de Condeixa (II) - Turismo, Trânsito e Mobilidade 29-9-2014

Intervenções dos eleitos pelo BE, José Ventura e Gisela Martins, na sessão ordinária da Assembleia Municipal no dia 29 de setembro.


1)Turismo

Alertámos que sendo o Turismo uma das prioridades do atual executivo PS (expressa em campanha eleitoral autárquica de 2013), o tema tem merecido um tratamento muito incipiente. Com exceção dos espetáculos e eventos organizados e/ou apoiados pela autarquia, com especial destaque: “Condeixa – O Vislumbre de um Império”, “Feira Quinhentista” (eventos realizados tradicionalmente noutros concelhos com pormenores de diferenciação muito positiva) e o espetáculo "La Serva Padrona", pouco ou nada tem sido feito nesta matéria, falhando em  questões básicas e que não exigem grande esforço financeiro. Referimo-nos à falta de promoção do concelho em locais estratégicos como postos de turismo (incluindo Coimbra), hotéis e restaurantes, cais rodoviários e ferroviários, nos monumentos mais visitados (como por exemplo nas ruinas de Conímbriga e na universidade de Coimbra), entre outros.
Advertimos que Coimbra é a porta de entrada de muitos dos nossos hipotéticos turistas e que estes não têm acesso a qualquer informação sobre o Concelho de Condeixa, pelo que é imperativo desenvolver campanhas de promoção e divulgação do concelho. Exige-se uma maior pro-atividade na publicitação do vastíssimo património histórico, paisagístico, cultural, gastronómico e ambiental de Condeixa (não nos devemos cingir às Ruinas de Conímbriga embora reconheçamos a sua relevância), uma política de marketing consubstanciada na colocação de outdoors, distribuição massiva de flyers, colocação de sinalética, criação de um roteiro turístico à medida das nossas necessidades/interesses…


2) Trânsito, sinalética e segurança Rodoviária

Tendo presente que quase todas as vias de Condeixa desembocam no IC2, e assumindo que este necessita de uma requalificação profunda urgente (um assunto repetidamente debatido/referenciado nesta assembleia municipal), voltamos a alertar o presente Executivo para a necessidade de encontrar e ou negociar soluções para o afunilamento no troço da Faia/Barreira, os cruzamentos e entroncamentos existentes e o atravessamento da via por peões (Nota: Uma especial chamada de atenção para o Cruzamento Condeixinha/Casal da Estrada).
É que estes atravancamentos no IC2 implicam negativamente noutros itinerários. Atentemos na variante sul do IC3 cuja construção serviu, entre outros, o propósito de desviar o trânsito do centro de Condeixa fazendo a ligação direta ao IC2 (problemas supra citámos) e que, neste momento, não está a ser convenientemente utilizado. Conhecidos os engarrafamentos, os condutores desviam para dentro da Vila registando-se um aumento exponencial de tráfego em horas de ponta e, consequentemente, emergem questões de segurança e degradação das vias. Está em causa a qualidade de vida das pessoas…
Ainda no âmbito desta matéria, uma chamada de atenção para o facto de que não existir no IC3, saída das Ruinas de Conímbriga, qualquer indicação/referência a Condeixa.




3) Mobilidade e Transportes

O BE partilha as preocupações inscritas na nota justificativa do regulamento de transportes coletivos urbanos e nada tem a obstar ao mesmo. Partindo do pressuposto que o serviço prestado se insere numa primeira fase de um plano integrado de transportes (que não sendo do conhecimento público certamente existirá), valorizamos a nova rede de transportes urbanos e assumimos que se trata de uma melhoria significativa em termos de mobilidade dos munícipes. Contudo, chamamos a vossa atenção para a necessidade de alargar este tipo de serviço a todo o concelho, atendendo a que as freguesias periféricas são as que registam os mais graves problemas ao nível da estratificação demográfica (altos níveis de desertificação e envelhecimento) adensados pela falta de transportes e mobilidade.
Em face do exposto, o BE Condeixa, sugere:
a) A revisão do protocolo assinado entre o município e a Transdev, alargando o itinerário e readaptando alguns horários que estão francamente desajustados;
b) Promoção de ações de sensibilização nas escolas visando o uso do transporte público por alunos, professores e funcionários;
c) Reavaliação das ligações do transporte urbano ao interurbano pois registam-se algumas queixas nomeadamente em períodos noturnos e horas de ponta;
d) Prolongamento da rota (até Urb. Nova Conímbriga I e II) do autocarro proveniente de Coimbra  e que chega a Condeixa pelas 21:00h.
 

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