sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Boas práticas na utilização do site municipal

Por falar em boas práticas no site municipal, um assunto em destaque nos últimos dias, sabia que:

Para além dos benefícios funcionais implícitos e de criar mecanismos de monitorização e controlo, a disponibilização da informação ao munícipe via internet, em tempo útil, de forma clara e prática, é sinónimo de proximidade e atenção ao munícipe e funciona como um incentivo à participação cívica e na gestão pública, ao aumento da representatividade e ao fortalecimento do sistema democrático. É uma forma de reforçar o poder do cidadão e demonstra o grau de importância da transparência para os líderes políticos que a promovem.

Foi com base nesta convicção que os membros AM, eleitos pelo BE, apresentaram na sessão de 23-12-2013, a proposta para a criação de um Website dedicado à Assembleia Municipal. A pertinência desta proposta, bem como da já suposta reformulação do Site da CM Condeixa, é reforçada por um estudo da Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC)[1], que remete o Município para o 95º lugar no ranking da Transparência Municipal (ITM),

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.  

De destacar, de acordo com o estudo, que os piores resultados se registam na dimensão da contratação Publica e transparência na área do Urbanismo.




[1] Estudo divulgado em Outubro de 2013. 

BE Condeixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário