sábado, 18 de janeiro de 2014

Os polémicos apoios às associações - posição BE




Os condeixenses estão a ser confrontados com uma polémica desnecessária e que não prestigia o executivo municipal.
Está em causa uma deliberação da Câmara Municipal em que, pasme-se, a maioria propõe um reforço de cerca de 12 mil euros no apoio à prática desportiva a cargo de algumas associações do Concelho. Um aumento tão grande, tão grande… que vai ser objeto de uma cerimónia de entrega de cheques (para as associações irem ao beija-mão ao Sr. Presidente).
O PSD votou contra, porque queria um planeamento estratégico e plurianual das atividades desportivas. Apesar de consideramos que seria a metodologia de trabalho mais adequada, defendemos que a sua não apresentação não deve, por si só, ser motivo de bloqueio desses apoios. A atividade das associações desportivas está à vista de todos e a própria lei obriga à apresentação dos seus planos de actividades.
Acontece que o site do Município, que não serve o município mas faz propaganda da maioria, atreveu-se a publicar, citando um vereador, que o PSD votou contra. E caiu o Carmo e a Trindade.

O Bloco de Esquerda, enquanto oposição responsável, toma posição dizendo:

  • Sem prejuízo de uma normal monitorização dos dinheiros públicos, atribuídos como subsídio às associações, entendemos que esses subsídios são fundamentais para a importante atividade desenvolvida pelas coletividades.
  • Louvamos e enaltecemos o trabalho dos dirigentes e voluntários que dinamizam as nossas associações pelo que é inaceitável que sejam tratados quer como incapazes quer como dependentes da maioria PS e do executivo.
  • Recordamos ao Sr. Presidente da Câmara que o dinheiro dos nossos impostos não é dele e, portanto, os subsídios devem ser entregues com discrição e à medida da execução efetiva das atividades e não numa ação de propaganda (salazarenta) .
  •   Condenamos veementemente o modo como o site oficial do Município trata as oposições, omitindo as suas posições e funcionando como órgão oficioso do PS.
  • Pedimos aos Srs. vereadores do PS e do PSD, que se concentrem na resolução dos problemas reais das pessoas e das famílias e que olhem pelas nossas aldeias e pelos seus problemas. A campanha já acabou e as pessoas estão cansadas destas jogatinas partidárias.
  • Por último, lembramos que há muito trabalho cultural que carece de apoio. Talvez esse apoio dê menos votos mas é igualmente fundamental para a qualidade de vida da nossa Terra.

Gisela Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário